Skip to main content

Início » Os Pilares » Formação » Cursos » EMPRESARIAL E ORGANIZAÇÃO » Plano de Negócio – Criação de Pequenos e Médios Negócios

Objectivo Geral:

  • Este curso visa capacitar os formandos de informações sobre como planear a organização e criação de negócios e elaborar um plano de marketing e negócio.

Competências a desenvolver:

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
  • Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
  • Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
  • Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
  • Elaborar um plano de negócio.

Programa:

  • Planeamento e organização do trabalho
  • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
  • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
  • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
  • Análise de experiências de negócio
  • Negócios de sucesso
  • Insucesso nos negócios
  • Análise SWOT do negócio
  • Pontos fortes e fracos
  • Oportunidades e ameaças ou riscos
  • Segmentação do mercado
  • Abordagem e estudo do mercado
  • Mercado concorrencial
  • Estratégias de penetração no mercado
  • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
  • Elaboração do plano individual de ação
  • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
  • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
  • Estratégia empresarial
  • Análise, formulação e posicionamento estratégico
  • Formulação estratégica
  • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
  • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
  • Estratégias de internacionalização
  • Qualidade e inovação na empresa
  • Estratégia comercial e planeamento de marketing
  • Planeamento estratégico de marketing
  • Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
  • Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
  • Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
  • Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
  • Elaboração do plano de marketing
  • Projeto de promoção e publicidade
  • Execução de materiais de promoção e divulgação
  • Estratégia de I&D
  • Incubação de empresas
  • Estrutura de incubação
  • Tipologias de serviço
  • Negócios de base tecnológica | Start-up
  • Patentes internacionais
  • Transferência de tecnologia
  • Financiamento
  • Tipos de abordagem ao financiador
  • Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
  • Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
  • Plano de negócio
  • Principais características de um plano de negócio
  • Objetivos
  • Mercado, interno e externo, e política comercial
  • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
  • Etapas e atividades
  • Recursos humanos
  • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
  • Desenvolvimento do conceito de negócio
  • Proposta de valor
  • Processo de tomada de decisão
  • Reformulação do produto/serviço
  • Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
  • Desenvolvimento estratégico de comercialização
  • Estratégia de controlo de negócio
  • Planeamento financeiro
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Estimativa dos juros e amortizações
  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Acompanhamento da consecução do plano de negócio

Destinatários:

  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, mudar de área profissional ou melhorar as suas competências.

Requisitos:

  • Para frequentar o curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Google Chrome, Internet Explorer, o Netscape Navigator ou o Firefox.
  • Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório).

Duração:

  • 50 horas.

Preço:

  • 199€

Horário:

  • Pós-laboral

Data de Início:

  • Início a 31 de Março de 2022

Inscrição:

Se escolher Transferência Bancária, será enviado um email com os detalhes para o Pagamento.

Ou

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido