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Objectivo Geral:

  • Tem como principal objectivo o desenvolvimento de práticas que sistematicamente e intencionalmente visem a formação e o desenvolvimento pessoal e social, focando-se assim na relação com os outros, a relação com o meio e a relação consigo próprio, quer a nível profissional quer pessoalmente.

Competências a desenvolver:

  • Identificar as características comportamentais dos seres humanos, em geral, e dos turistas, em particular.
  • Identificar as estruturas, os processos de comunicação e os aspetos relacionais na empresa /organização / instituição.
  • Utilizar técnicas de condução e controlo de interações pessoais (estilo e atitudes de comunicação interpessoal), adequadas a cada situação.
  • Identificar o grupo enquanto unidade de comportamento social e os diferentes processos de interação dentro do mesmo e deste com o exterior.
  • Gerir os obstáculos à comunicação/compreensão da mensagem e dos conflitos a eles inerentes.
  • Reconhecer a importância da qualidade das relações interpessoais para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Programa:

O curso encontra-se organizado em módulos:

  • Módulo 1: As Relações Interpessoais enquanto processo de comunicação.
    • A comunicação:
      • O processo de comunicação e os seus elementos;
      • Comunicação verbal e comunicação não verbal;
      • Princípios e comportamentos fundamentais para uma comunicação eficaz;
    • Atitudes comunicacionais nas relações interpessoais;
    • Estilos de comunicação;
    • Análise Transaccional.
  • Módulo 2: Processos Básicos das Relações Interpessoais:
    • Princípios gerais do comportamento;
    • A formação das primeiras impressões e as expectativas nas relações interpessoais;
    • O processo motivacional segundo Maslow e Herzberg;
    • Motivos dos clientes;
    • Liderança.
  • Módulo 3: As relações interpessoais e a sociedade:
    • O grupo como unidade de comportamento social;
    • A comunicação interpessoal no grupo / empresa / instituição / organização;
    • Relação entre necessidades individuais e objetivos do grupo / empresa / instituição / organização;
    • O conceito de conflito nas relações interpessoais.

Destinatários:

  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, mudar de área profissional ou melhorar as suas competências.

Requisitos:

  • Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet.

Duração:

  • 50 horas.

Horário:

  • Laboral e Pós-Laboral.

Ou

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